sexta-feira, 18 de maio de 2012

Você sabe como é feita a reciclagem de latinhas?

Imagem 1: Latas prensadas prontas para serem transformadas em matéria-prima.
Imagem 1: Latas prensadas prontas para serem transformadas em matéria-prima.


O Brasil é o campeão mundial em reciclagem de latas. A publicação desse dado foi emitida pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Na realização da pesquisa, foi constatado que aproximadamente 98,2% das latas vendidas tiveram como fim a reciclagem. Ao todo, 198,8 mil toneladas de alumínio, das 202,5 mil toneladas vendidas, foram recicladas em 2010.
Apesar deste gigantesco número, o Brasil depende de latas oriundas de outros países. Isso se dá pelo fato de que o que é reciclado é usado em siderúrgicas, e não nas fábricas de refrigerantes e outras bebidas.

De onde vem o alumínio?


Imagem 2: Bauxita

Na Amazônia, extrai-se 85% do minério chamado bauxita. A bauxita é usada na fabricação do alumínio e o Brasil é o terceiro produtor mundial do minério. 85% da nossa bauxita, que é extraída na Amazônia e passa por um longo processo de refinação. Só depois de uma série de processos químicos (moagem, filtragem, calcinação e eletrólise) surge o alumínio, velho conhecido da humanidade.

Benefícios da Reciclagem de Alumínio: Econômicos e Sócio-Ambientais
  • Assegura renda em áreas carentes, constituindo fonte permanente de ocupação e remuneração para mão-de-obra não qualificada.
  • Injeta recursos nas economias locais através da criação de empregos, recolhimentos de impostos e desenvolvimento do mercado.
  • Estimula outros negócios, por gerar novas atividades produtivas (máquinas e equipamentos especiais)
  • Favorece o desenvolvimento da consciência ambiental, promovendo um comportamento responsável em relação ao meio ambiente, por parte das empresas e dos cidadãos.
  • Incentiva a reciclagem de outros materiais, multiplicando ações em virtude do interesse que desperta por seu maior valor agregado.
  • Reduz o volume de lixo gerado, contribuindo para a solução da questão do tratamento de resíduos resultantes do consumo.

Passo-a-passo da reciclagem de latinhas

A reciclagem de latas é dividida em dez etapas, e se inicia com a entrega da latinha nos postos de coleta. As latinhas são feitas de alumínio, o que representa muitas vantagens sobre outros materiais recicláveis. Entre eles o de não se degradar durante o processo e poder ser usada para o mesmo fim, ao contrário das garrafas plásticas, que depois de recicladas não podem guardar alimentos. Fora isso, o seu valor residual é alto, mais nobre do que o de outros materiais reutilizáveis, tornando-se uma fonte de renda para os seus coletores. Para se ter uma ideia desse valor, a sucata de latas de alumínio vale atualmente 33 vezes mais do que as de aço e 55 vezes mais que as garrafas de vidro. Desde a produção da latinha na fábrica até a sua volta aos centros de reciclagem, o tempo é de dois meses.
Acompanhe a imagem com o processo de reciclagem das latas de alumínios:



Imagem 3: Processo de reciclagem das latas de alumínios

1. COMPRA
O consumidor compra as latinhas de alumínio no supermercado.

2. CONSUMO
Depois de usada, a lata vazia é levada aos postos de coleta ou então vendida aos sucateiros, que ganham mais ou menos R$ 3,00 para cada grupo de 75 latinhas.

3. COLETA
Nesses locais, as embalagens são prensadas com todas as suas partes (corpo, tampa e anel).


4. PRENSAGEM
Neste estágio, as latas são prensadas novamente. Desta vez, em grandes fardos, como são chamados os “pacotes” volumosos e pesados, fáceis de serem transportados.


5. FUNDIÇÃO
As latinhas são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio.

6. LINGOTAMENTO
Aqui todo o material é transportado em lingotes fundidos sob a forma de tiras, apropriadas para uma refusão ou transformação.


7. LAMINAÇÃO
Os lingotes passam por um processo de deformação plástica no qual o material passa entre rolos e se transforma em bobinas de alumínio.


8. NOVAS LATAS
As bobinas são usadas para fazer novas latinhas.


9. ENCHIMENTO
Na fábrica de bebidas, as latas passam por um processo de enchimento para ganhar aquele tradicional formato “oco” que conhecemos.


10. CONSUMO
Depois as latas são distribuídas mais uma vez aos pontos de venda, fechando o ciclo de reaproveitamento do alumínio.

Curiosidades

Uma latinha de alumínio vazia pesa em média 14,5 g.
As tampas representam 23% do peso total da lata e são feitas com uma liga de alumínio mais resistente. 
Hoje 67 latas são produzidas com 1 kg de alumínio
As linhas de enchimento dos fabricantes de bebidas passaram das 30 mil latas/hora para 120 mil latas/hora nos últimos anos. 
Hoje as latas de alumínio são 32% mais leves que as produzidas há 25 anos. 
• Com uma chapa de alumínio de 1 metro de comprimento por 1,72m de largura, podem ser produzidas 99 latinhas.
• O Brasil tem uma das três maiores reservas de bauxita do mundo.
• Cada 1.000 kg de alumínio reciclado significam 5.000 kg de minério bruto (bauxita) poupados.
• Para reciclar o alumínio são gastos apenas 5% da energia que seria utilizada para se produzir o alumínio primário, ou seja, uma economia de 95%.
• Os EUA têm o maior consumo do planeta com 347 latinhas consumidas por habitante, seguidos por Emirados Árabes (240), Canadá (155,3) e Austrália (144,7). 

Os Estados Unidos produzem mais de 100 bilhões de latas de alumínio por ano e reciclaram 50% em 2010.
• O ciclo de vida da lata de alumínio – espaço entre a produção e o retorno aos centros de reciclagem – leva em média 30 dias.
• A coleta de latas usadas envolve mais de 160 mil pessoas no Brasil vivendo hoje exclusivamente desta atividade com renda média de dois salários mínimos.

• Em 2010, o Brasil reciclou 98,2% das mais 202,5 mil toneladas de alumínio produzidas, mantendo o país como campeão mundial entre os países onde a atividade não é obrigatória.
• A lata de alumínio gela mais depressa e ocupa menos espaço no freezer e na geladeira.
• Depois de pronta, a lata de alumínio passa por um rigoroso controle de qualidade e que um dos testes é feito utilizando-se um feixe de luz de alta intensidade capaz de detectar qualquer defeito.
• As latas de alumínio são formadas por duas partes básicas (corpo e tampa) e que o fundo da lata se encaixa perfeitamente na tampa de outra lata, facilitando o armazenamento.
• As tampas e os corpos das latas de alumínio são fabricados em fábricas diferentes.
• As empresas produtoras de latas e tampas estão presentes em nove estados brasileiros. As fábricas de corpos estão em Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além uma em construção no Mato Grosso. As tampas são produzidas em Pernambuco, Sergipe e Bahia.


VI FESTIVAL FB


DANÇA: MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA





GAROTO E GAROTA FB: ROUPAS PRODUZIDAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS





           TEMATIZAÇÃO: MOSTRA AS OBRAS DE ARTES PRODUZIDAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS DOS ARTISTAS  SOBRALENSES.
::




EXPERIMENTO CIENTIFICO

TRABALHOS ARTISTICOS Nº 02
Pen-drive bio-degradável:





Bolsa de Teclado:





Bolsa profissional de disquetes:





Bolsa de vinil:
Carteira de fita cassete:



Escultura de Latas:




Luminária de Copos descartáveis:





Escultura de lápis:


TRABALHOS ARTISTICOS DE RECICLAGEM
 
Casa de rolos de jornal:







Barco de papel (escala maior):








Pet gigante (Tietê):





Poltrona de Papel/pano:


VIDEO SOBRE A RECICLAGEM DO PAPEL NA APAE


O PROJETO: O TRABALHO DAS COOPERATIVAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS CONVIDA PARA REAVALIARMOS A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO PAPEL, ATRAVÉS DE UM VIDEO REALIZADO PELOS ALUNOS DO 6º ANO 03, NA APAE DE SOBRAL.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECILAVEIS

“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido”.
Basicamente o que se procura ao organizar uma Cooperativa é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.
A Cooperativa é então, um meio para que um determinado grupo de indivíduos atinja objetivos específicos, através de um acordo voluntário para cooperação recíproca.
As cooperativas de catadores no Brasil vem se expandindo rapidamente podendo se tornar um negócio do futuro, e hoje são encontradas nas grandes e pequenas cidades do interior, e sua importância enquanto movimento social é cada vez mais reconhecida. As cooperativas via de regra são pautadas com base na evconomia social solidária, em que os meios de produção e também a renda gerada pelo processo são distribuídas entre os catadores.  O principal objetivo das cooperativas fundadas neste molde são de gerar trabalho, renda e melhores condições de vida a uma parcela da população excluída, seguido pelas questões ambientais e de preservação do meio ambiente.

Lixo
Lixo

A matéria prima dos catadores

A demanda crescente por produtos industrializados e descartáveis faz com que cresça imensuravelmente o número de embalagens de todos os tipos, formas e materiais, como resultado do consumismo característico da população contemporânea. O aumento da produção e do consumo responsável traz reflexos diretos no meio ambiente, aumentando a degradação dos recursos naturais renováveis e não renováveis do planeta, como o solo, a água e o ar. As embalagens e os resíduos deste consumo desenfreado provocam o crescimento do volume de lixo depositado nos aterros e lixões das cidades, que se transformam também em matéria prima para os catadores, que passam a fazer parte desta cadeia produtiva.

A Importância das Cooperativas de Catadores
A Importância das Cooperativas de Catadores

A importância social das cooperativas de catadores

Parte do lixo depositado nos lixões e aterros se transforma rapidamente em renda para famílias inteiras, levando inclusive crianças para o trabalho nesse ambiente hostil. Sem organização, muitas dessas famílias e dessas crianças passam a ser exploradas por empresas privadas e empreendedores individuais que atuam com a revenda de material reciclável. Nesse contexto se destaca a importância social das cooperativas, como uma forma de organizar os catadores de forma que elas possam ganhar pela sua própria produção, sem ter seu trabalho duro explorado, além de ser uma forma de tirar as crianças desse mercado de trabalho tão duro quanto perigoso. Através da organização de cooperativas de catadores o setor público também passa a atuar nesse meio, possibilitando a inserção de projetos sociais e ações de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.
Reciclagem
Reciclagem

A organização das cooperativas de catadores

organização das cooperativas acontece com a associação de um grupo de pessoas, no caso os catadores, que tem objetivos comuns, tomam decisões em assembléias, e dividem igualmente obrigações e benefícios, e além dos objetivos econômicos a cooperativa visa o interesse e o bem comum dos seus cooperados. A união dos trabalhadores em grupos organizados é o princípio básico que resulta na melhoria das suas condições econômicas e sociais, pois além de aumentar a renda melhora a qualidade de vida e todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano, pois cria postos de trabalho, gera renda, diminui o trabalho infantil, e dessa forma garante a inserção econômica e social desses grupos causando um equilíbrio econômico.  Além dessas questões econômicas e sociais o aspecto ambiental também é muito importante, pois as cooperativas contribuem decisivamente para a diminuição do impacto ambiental causado pelo consumo.

DICAS DE COLETA SELETIVA


O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais.
Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis. 

IMPORTANTE:
A informação é a base da realização da coleta seletiva; o que inclui a educação de TODOS os participantes. Em caso de condomínios, é imprescindível a participação dos porteiros, zeladores, pessoal da administração e empregadas domésticas. Da mesma forma, nas escolas precisam estar envolvidos alunos, professores e demais funcionários. 

Como separar?

Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o reciclável a ser coletado por uma cooperativa ou empresa: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos.
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material: 


PAPELVIDROMETALPLÁSTICOORGÂNICOREJEITO
  • Azul - Papel;
  • Verde - Vidro;
  • Amarelo - Metal (alumínio e metais ferrosos);
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – Orgânico (restos de alimentos ou podas de árvores que podem ser transformados em adubo);
  • Cinza – Rejeito (material sujo e/ou que não serve para a reciclagem).
É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes.
O que separar
Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:

Importante: mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável.
É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente.

Quem irá receber e para onde vão os materiais?
Algumas cidades do Brasil já possuem programa de coleta seletiva organizado, neste caso contate a prefeitura e combine horário e frequência de coleta.
Porém, a maioria dos municípios não dispõe de um sistema de coleta seletiva, neste caso procure saber se existe na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos, ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais que coletem materiais recicláveis.
O material separado, no entanto, o retorno financeiro nem sempre é expressivo. Sugere-se até, em alguns casos, doação ou utilização da verba arrecadada para complementação de festas de fim de ano etc.
Vale ressaltar que os resultados mais relevantes de um processo de coleta seletiva são o combate ao desperdício e a preservação ambiental. O retorno econômico e o compromisso social podem ser somados aos benefícios alcançados.
Ao ser entregue aos catadores, o material separado é levado para um depósito onde ele é triado, prensado e enfardado com o auxílio de prensas hidráulicas. Desse modo o volume de material é reduzido, otimizando o uso do espaço e facilitando a organização. Os fardos separados por tipo de material são vendidos para os grandes sucateiros ou aparistas, que por sua vez vendem para as indústrias recicladoras.

RESUMINDO:

Antes de iniciar uma coleta seletiva faça um estudo do espaço, do material, do perfil dos funcionários / condôminos / alunos, de quem irá receber o material etc. Com base nas informações obtidas defina o sistema a ser implantado, dando atenção especial à sensibilização das pessoas envolvidas, local de armazenamento, frequência de coleta e divulgação dos resultados.

TABELA DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

Tempo (aproximado) de decomposição de materiais

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação . Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.    

FONTE:
Campanha
Ziraldo
Comlurb website
SMA
São Sebastião
DMLU
POA
UNICEF
website
Material
     
Casca de banana ou laranja 2 anos2 a 12 meses  
Papel 3 a 6 meses De 3 meses a vários anos 2 a 4 semanas 3 meses
Papel plastificado 1 a 5 anos   
pano 6 meses a 1 ano    
Ponta de cigarro5 anos 10 a 20 anos De 3 meses a vários anos  1 a 2 anos
Meias de lã  10 a 20 anos   
Chiclete 5 anos 5 anos 5 anos  5 anos
Madeira pintada13 anos   14 anos
Fralda descartável     600 anos
Nylon Mais de 3 anos   30 anos
Sacos plásticos 30 a 40 anos    
Plástico Mais de 100 anos Mais de 100 anos450 anos 450 anos
Metal Mais de 100 anosAté 50 anos 10 anos 100 anos  
Couro  Até 50 anos    
Borracha Tempo indeterminado     
Alumínio  80 a 100 anos Mais de 1000 anos 200 a 500 anos200 a 500 anos
Vidro 1 milhão de anosIndefinido Mais de 10 mil anos Indeterminado4 mil anos
Garrafas plásticas Indefinido    
Longa vida   100 anos   
Palito de fósforo  6 meses   
 

RECICLAR É TRANSFORMAR



AS CRIANÇAS ESTÃO SEMPRE PRONTAS PARA APRENDER. A NATUREZA ENCANTA OS NOSSOS PEQUENOS, E UM SIMPLES CONTATO OS TRANSFORMAM PARA UM MUNDO DE DESCOBERTA E NOVIDADES. ELES PODEM FAZER A DIFERENÇA SABENDO QUE A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA É FATOR PREPODERANTE E PODENDO SER PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Papel na coleta seletiva


Origem
A matéria-prima vegetal mais utilizada para a fabricação do papel é a madeira obtida de áreas de reflorestamento, que é processada química ou mecanicamente, ou por uma combinação dos dois métodos, gerando a pasta da celulose. A pasta de celulose também pode ser obtida por meio da reciclagem do papel (aparas).
Coleta Seletiva
A cor do coletor é azul.
Reutilização e Reciclagem
Após esgotadas as possibilidades de reutilização, os papéis devem ser encaminhados para a reciclagem. Mas atenção! Nem todos são recicláveis.
Papéis não recicláveis
Papel vegetal Papéis impregnados com resinas sintéticas Papel carbono Papel sanitário usado (higiênicos, guardanapos, lenços) Papel e cartão revestidos com substâncias impermeáveis papel sujo e engordurado
Símbolo da Reciclagem

Ciclo do Papel

Clique para ampliar.
Benefícios da Reciclagem
Aspectos sanitários e ambientais:
- eliminação de possíveis pontos de destinação inadequada de resíduos que propiciam a proliferação de vetores causadores de doenças;
- preservação de árvores: uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado;
- redução do consumo de água: na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas dois mil litros de água, ao passo que, no processo tradicional, esse volume pode chegar a 100 mil litros por tonelada;
- redução do consumo de energia: em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80%.
Aspectos econômicos:
- redução dos custos de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
Aspectos sociais:
- absorção de mão de obra (catadores de materiais recicláveis, sucateiros, carroceiros), promovendo a geração de emprego e renda, além da reinserção social com resgate da cidadania.

Meio Ambiente

  O tempo seco está prejudicando cada vez mais a nossa saúde. Em volta do céu se forma uma nuvem cinzenta, não chove mas também não temos ar fresco.

     Precisamos mudar nossas atitudes, o pior que parece ser um assunto tão óbvio mas é perceptível que ainda ha grande necessidade de educação ambiental. Em pleno séc. 21 você anda nas ruas com a sombria aberta para se proteger do sol ainda é motivo de piada dos mal informados que ficam falando "é, acho que vai chover". Temos que nos proteger do sol por causa de nossas atitudes. Degradamos o meio ambiente e ele responde.

     É um absurdo nos dias de chuvas essas inundações devido a tanto lixo jogado pelas ruas, o pior que não só as crianças que jogam, são adolescentes e adultos. Muitos deixam de jogar o lixo na lixeira do seu lado para jogar no chão. Imagina a casa dessa pessoa como deve ser. Precisamos parar de jogar lixo nas ruas, não custa nada guardar para jogar na lixeira mais próxima ou até mesmo na lixeira que está do lado.

     Estamos provando do nosso próprio veneno e poucos estão atentos para isso. Problemas respiratórios, cancer de pele, queimaduras devido a exposição ao sol, tudo isso e muito mais é a natureza rebelando contra nossas atitudes. Temos que agir para nosso próprio bem. Hoje não custa nada, mas amanhã poderá custar muito caro, esse caro vai ferir não só nosso bolso mas, principalmente, a nossa saúde.

    Vamos deixar nosso carro na garagem e ir de carona com um amigo para trabalhar, vamos fechar mais nossas torneiras e reutilizar a água da roupa para lavar o terreiro, o passeio. Vamos reduzir o tempo debaixo do chuveiro; apagar a luz do ambiente que não tem ninguém; abrir as cortinas para a luz do sol entrar ao invés de acender a luz durante o dia. Vamos deixar de utilizar as sacolas de plástico para utilizar as sacolas recicláveis.

     Vamos aplicar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

     Muitos produtos que compramos, enlatados, por exemplo, é possível reutilizar para guardar mantimentos ou até mesmo para trabalhos artesanais. Vamos mudar nossa atitude. Poucas pessoas fazem pouca diferença mas muitas pessoas a natureza vai agradecer.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Recicle!


Nova Técnica De Reciclar

Uma nova técnica de reciclagem de pilhas e baterias pode reduzir o descarte desses materiais nos lixos e aterros das cidades e contribuir para a diminuição da poluição ambiental. Uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criou um método simples e mais barato que o convencional para reaproveitar os metais presentes em pilhas e baterias, o que deve reavivar a discussão sobre a separação do lixo no Brasil.

“Nosso objetivo é criar um novo jeito de tratar qualquer tipo de pilha ou bateria”, afirma um dos coordenadores do projeto, o engenheiro químico Marcelo Mansur, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Ele explica que existem as pilhas primárias, como as de zinco-carbono e zinco-manganês, e as baterias secundárias ou recarregáveis (como as usadas em telefones celulares), que podem ser de níquel-cádmio, níquel metal-hidreto ou de íons de lítio.

“Essas baterias têm composição química metálica específica, logo, devem ser tratadas separadamente”, ressalta. E acrescenta: “As de níquel-cádmio e as de níquel metal-hidreto eram as mais utilizadas em celulares e hoje constituem grande parte do material descartado, pois estão sendo substituídas pelas de íons lítio, mais modernas e eficientes.”

O novo método de reciclagem, desenvolvido por alunos da UFMG, consiste em retirar a carcaça metálica e de plástico que envolve as pilhas e baterias – que são enviadas para reaproveitamento – e dissolver os compostos metálicos presentes dentro desses dispositivos em uma solução ácida – processo chamado de lixiviação. Depois, os compostos são separados em função do tipo de bateria tratada, para que metais como níquel, cobalto, zinco e manganês, obtidos sob a forma de sais purificados, sejam reaproveitados.

Hoje em dia, há empresas responsáveis por reciclar os metais residuais de pilhas e baterias usadas por grandes corporações. No entanto, o método usual de eliminação dos resíduos é caro. “As pilhas e baterias usadas são colocadas em fornos operados a elevadas temperaturas, onde os metais são transformados em gases, que depois são condensados”, conta Mansur.

O Que é Reciclagem?

RECICLAGEM 

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. 

A reciclagem de materiais é muito importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Além disso, reciclar causa menos poluição ao ar, à água e ao solo.

O consumidor pode auxiliar no processo de reciclagem das empresas. Se separarmos todo o lixo produzido em residências, impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, o que facilita seu reaproveitamento pelas indústrias. Dessa forma, evitamos também a poluição.


BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM

Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar. 
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários e evita o aparecimento de aterros clandestinos. 
Melhora a produção de compostos orgânicos. 
Gera renda pela comercialização do material a ser reciclado. 
Economiza água, energia elétrica e evita a extração de matéria-prima da natureza. Favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas.
A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.

RESULTADOS DA RECICLAGEM

Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma redução de 74% na poluição atmosférica. 

Uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo, um recurso não-renovável. 

Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia e poupa a extração de cinco toneladas de minério. A energia economizada para reciclar uma única lata de refrigerante é suficiente para manter uma televisão ligada por três horas. 

Para cada garrafa de vidro reciclada é economizada energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas. O vidro é 100% reciclável, ou seja, todo vidro usado pode virar vidro de novo infinitas vezes.

Formas de contribuir com a melhora do nosso ecossistema aplicando os 3 Rs. 

Reduzir, Reutilizar, Reciclar – (3 Rs). 

Os 3 Rs são os passos fundamentais, segundo a Agenda 21, para reduzir o volume do lixo produzido e, conseqüentemente, a exploração de recursos naturais e o impacto ambiental.
Reduza

* Revise textos na tela do computador antes de imprimi-los
* Faça somente o número de fotocópias necessário.
* Recuse folhetos de propaganda que não forem de seu interesse.
* Faça assinatura comunitária de jornais e revistas.
* Substitua descartáveis como guardanapos, copos, talheres e canudos por similares duráveis.
* Evite consumir produtos com embalagens supérfluas, sofisticadas ou que dificultem a reciclagem (isopor, longa vida, celofane etc.).
Reutilize

* Aproveite envelopes, cartolinas e folhas de papel com verso livre para rascunho (escrita, impressão, fax, fotocópias).
* Aproveite talos e folhas de verduras, cascas de frutas etc.
* Reutilize frascos e potes para armazenar alimentos.
* Reaproveite sobras de materiais de construção
* Conserte ou transforme utensílios e aparelhos (sapateiros, costureiros, restauradores etc.). Caso esses objetos não sejam mais úteis para você, doe-os para quem precisa.
Recicle

* Separe os recicláveis como papéis, plásticos, vidros e metais. Os materiais devem estar limpos (livres de resíduos orgânicos, restos de comida). Depois, informe-se como participar do programa de coleta seletiva da sua cidade.

COMO EVITAR A POLUIÇÃO

   
 Para sabermos como evitar a poluição é necessário que saibamos o que é a poluição. A poluição é tudo aquilo que agride a natureza, o ar e a vidas das pessoas ou seja quando moramos em uma cidade que o índice de fumaça de fábricas altas e quando são soltos no ar, o ar que respirando está  todo poluído, causando problemas de saúde, mas não é apenas isso com a quantidade de poluição, tem causado uma destruição na camada de ozônio que com isso, os sol fica mais forte com os raios solares podendo nos afetar com o câncer de pele ou alguma outra doença.
    Depois que ficamos sabendo o que é poluição podemos aprender como evitar a poluição, para evitarmos a poluição é necessário que se tome certas medidas para evitar que continue poluindo ainda mais o meio ambiente e o ar, como por exemplo não jogar lixos  nos rios, nos bueiros, pois quando jogamos o lixo nesses locais, estamos destruindo o meio ambiente, matando os peixes e animais aquáticos e depois acontece as enchentes por causa que chove muito e o lixo vai tapando os bueiros.
     Precisamos saber como evitar a poluição enquanto temos chances, pois depois que as consequências ficarem maiores, será tarde demais para querer mudar ou evitar a poluição, podemos perceber que a cada dia que passa a temperatura está ficando cada vez mais quente, lugares como a Antártida está derretendo, são coisas que iam demorar mais de décadas para começar a acontecer, mas está ocorrendo cada vez mais cedo, isso é uma das causas da poluição.
     Para aprendermos como evitar a poluição devemos evitar jogar lixo nas ruas, despoluir os esgotos, tirar o lixo acumulado em rios, limpar a cidade, começar a definir cada tipo de lixo, os que recicla e o que não recicla, evitar lançar fumaça com gases, fumaças de fabricas, fumaças de carros, economizar a água, são muitas coisas que devemos fazer, se cada pessoa tiver uma consciência ambiental e passar a se preocupar mais com a natureza, as coisas podem ter mudanças positivas.
      Se cada pessoa fizer algo da forma correta para aprender como evitar a poluição e colocar em prática o que aprendeu, poderemos ver resultados positivo. O desmatamento por mais que seja ilegal, ainda vemos casos de desmatamento das arvores,se continuarem desmatando um dos nossos bens, sofreremos com o calor, e não apenas isso, mas muitas coisas boas que as árvores nos proporciona.

Seperaçao de lixo

Reciclagem


A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. A redução de explorações de recursos naturais e o terminar dos tão incomodativos aterros sanitários como anteriormente os conhecíamos, são algumas das suas principais razões.

Assim, estas três palavras «Reduzir, Reciclar, Reutilizar» estão já a ser incutidas às crianças para que cresçam conscientes do papel que têm na preservação do ambiente. Reduzir a poluição, reciclar o lixo e reutilizar o maior número possível de objectos deve ser o lema de todos.

Aqui podem-se dissipar algumas dúvidas e aproveitar umas dicas referentes à reciclagem..

O que são ecopontos?


Ecopontos é onde se pode colocar o separadamente, o cartão, plástico, vidro, roupas, pilhas entre outros. Podem-se encontrar junto a grandes superfícies, de forma a separar-se o lixo, facilitando o processo de tratamento para se dar início à reciclagem.



Porque devemos preparar o lixo para a reciclagem?

Uma pequena preparação é precisa antes de reciclar o lixo. Garrafas e latas devem estar vazias e limpas, mas de forma a conservar água na sua limpeza, pode-se limpar com o líquido restante dos recipientes. Caixas, plásticos e embalagens devem ser prensados para minimizar o volume que inicialmente têm.


Como posso reduzir a quantidade de lixo que produzo em casa?

Antes de mais, para se reduzir a quantidade de lixo, a solução passa por levar menos lixo para casa, ou seja, levar menos «desperdícios», como embalagens, cartões, entre outros.  Muito do que se compra, não é realmente necessário ou nem se chega sequer a utilizar.

Pode-se reduzir nos sacos de plástico, nas caixas, nas embalagens e optar por seleccionar as compras pelas que trazem menos quantidade de «lixo». Antes de fazer compras, faça uma lista daquilo que precisa realmente e assim controlará melhor aquilo que não precisa, levando menos lixo para casa, poupando assim também algum dinheiro.

Para não receber tanto volume de correspondência, ponha na sua caixa de correio o autocolante de que não quer publicidade e assim poupará uma grande quantidade de papel. Pode ainda optar por usar guardanapos de pano que serão reutilizáveis em vez dos de papel, que são descartáveis

Vídeos de reciclagem




quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como fazer objetos reciclaveis;



       Criar objetos com material reciclado, é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plasticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar outra coisa).
       A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiáis.



                                                          Caixinha de Presente


O que você precisa: 
  • embalagens de papelão fino
  • papel de embrulho de pão
  • tesoura
  • cola branca
  • pincel velho
  • rolo de papelão grosso
  • tinta para tecido (diversas cores)
  • pregador de roupa
  • furador de papel ou prego grosso
  • fita de seda

1. Abra a embalagem.
2. Abra o papel de embrulho e amasse-o bem. Em seguida abra o papel e repita o processo.
3. Recorte as abas de uma das pontas da embalagem; deixe apenas uma das abas principais. Passe cola na parte superior da embalagem e espalhe em toda a superfície com o pincel.

4. Cole o papel de embrulho de pão na embalagem.
5. Com o auxílio de um rolo de papelão grosso prense o papel na embalagem.
6. Inverta o lado e prense a embalagem no papel.
7. Recorte as sobras de papel. Dilua as tintas em água e passe-as aleatoriamente na embalagem.
8. Cole a lateral da embalagem e prenda com pregadores até secar.
9. Monte a caixa e cole a parte inferior (a parte que contém todas as abas).



10. Pressione o fundo da caixa colocando algum peso dentro dela até secar. Fure a tampa e a parte superior da embalagem. Em seguida passe a fita pelos furos e dê um laço.







                                                        Bijuterias em papel

O que você precisa: 
  • papéis coloridos usados: revistas, papéis de presente, etc.
  • régua
  • lápis
  • tesoura
  • cola branca
  • linha ou fio de nylon
  • agulha grande
Etapas
1. Numa folha de revista ou papel de presente, desenhe com o lápis triângulos de 3 cm de base e pelo menos 6 cm de altura.
2. Corte os triângulos de papel. Para fazer um colar curto, você precisa de 15 triângulos.
3. Enrole cada triângulo utilizando a agulha como apoio.
4. Cole a ponta do triângulo com cola branca. Retire a agulha e pronto: está formada a pérola.
5. Depois de prontas, junte as pérolas com uma linha ou fio de nylon.













quarta-feira, 2 de maio de 2012

Exemplos de Produtos Recicláveis!!!

- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.

- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. 

- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.

- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.