sexta-feira, 4 de maio de 2012

Seperaçao de lixo

Reciclagem


A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. A redução de explorações de recursos naturais e o terminar dos tão incomodativos aterros sanitários como anteriormente os conhecíamos, são algumas das suas principais razões.

Assim, estas três palavras «Reduzir, Reciclar, Reutilizar» estão já a ser incutidas às crianças para que cresçam conscientes do papel que têm na preservação do ambiente. Reduzir a poluição, reciclar o lixo e reutilizar o maior número possível de objectos deve ser o lema de todos.

Aqui podem-se dissipar algumas dúvidas e aproveitar umas dicas referentes à reciclagem..

O que são ecopontos?


Ecopontos é onde se pode colocar o separadamente, o cartão, plástico, vidro, roupas, pilhas entre outros. Podem-se encontrar junto a grandes superfícies, de forma a separar-se o lixo, facilitando o processo de tratamento para se dar início à reciclagem.



Porque devemos preparar o lixo para a reciclagem?

Uma pequena preparação é precisa antes de reciclar o lixo. Garrafas e latas devem estar vazias e limpas, mas de forma a conservar água na sua limpeza, pode-se limpar com o líquido restante dos recipientes. Caixas, plásticos e embalagens devem ser prensados para minimizar o volume que inicialmente têm.


Como posso reduzir a quantidade de lixo que produzo em casa?

Antes de mais, para se reduzir a quantidade de lixo, a solução passa por levar menos lixo para casa, ou seja, levar menos «desperdícios», como embalagens, cartões, entre outros.  Muito do que se compra, não é realmente necessário ou nem se chega sequer a utilizar.

Pode-se reduzir nos sacos de plástico, nas caixas, nas embalagens e optar por seleccionar as compras pelas que trazem menos quantidade de «lixo». Antes de fazer compras, faça uma lista daquilo que precisa realmente e assim controlará melhor aquilo que não precisa, levando menos lixo para casa, poupando assim também algum dinheiro.

Para não receber tanto volume de correspondência, ponha na sua caixa de correio o autocolante de que não quer publicidade e assim poupará uma grande quantidade de papel. Pode ainda optar por usar guardanapos de pano que serão reutilizáveis em vez dos de papel, que são descartáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário