sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Que é Reciclagem?

RECICLAGEM 

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutilizá-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. 

A reciclagem de materiais é muito importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Além disso, reciclar causa menos poluição ao ar, à água e ao solo.

O consumidor pode auxiliar no processo de reciclagem das empresas. Se separarmos todo o lixo produzido em residências, impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, o que facilita seu reaproveitamento pelas indústrias. Dessa forma, evitamos também a poluição.


BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM

Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar. 
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários e evita o aparecimento de aterros clandestinos. 
Melhora a produção de compostos orgânicos. 
Gera renda pela comercialização do material a ser reciclado. 
Economiza água, energia elétrica e evita a extração de matéria-prima da natureza. Favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas.
A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.

RESULTADOS DA RECICLAGEM

Uma tonelada de papel reciclado poupa 22 árvores do corte, consome 71% menos energia elétrica e representa uma redução de 74% na poluição atmosférica. 

Uma tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo, um recurso não-renovável. 

Reciclar uma tonelada de alumínio gasta 95% menos energia e poupa a extração de cinco toneladas de minério. A energia economizada para reciclar uma única lata de refrigerante é suficiente para manter uma televisão ligada por três horas. 

Para cada garrafa de vidro reciclada é economizada energia elétrica suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas. O vidro é 100% reciclável, ou seja, todo vidro usado pode virar vidro de novo infinitas vezes.

Formas de contribuir com a melhora do nosso ecossistema aplicando os 3 Rs. 

Reduzir, Reutilizar, Reciclar – (3 Rs). 

Os 3 Rs são os passos fundamentais, segundo a Agenda 21, para reduzir o volume do lixo produzido e, conseqüentemente, a exploração de recursos naturais e o impacto ambiental.
Reduza

* Revise textos na tela do computador antes de imprimi-los
* Faça somente o número de fotocópias necessário.
* Recuse folhetos de propaganda que não forem de seu interesse.
* Faça assinatura comunitária de jornais e revistas.
* Substitua descartáveis como guardanapos, copos, talheres e canudos por similares duráveis.
* Evite consumir produtos com embalagens supérfluas, sofisticadas ou que dificultem a reciclagem (isopor, longa vida, celofane etc.).
Reutilize

* Aproveite envelopes, cartolinas e folhas de papel com verso livre para rascunho (escrita, impressão, fax, fotocópias).
* Aproveite talos e folhas de verduras, cascas de frutas etc.
* Reutilize frascos e potes para armazenar alimentos.
* Reaproveite sobras de materiais de construção
* Conserte ou transforme utensílios e aparelhos (sapateiros, costureiros, restauradores etc.). Caso esses objetos não sejam mais úteis para você, doe-os para quem precisa.
Recicle

* Separe os recicláveis como papéis, plásticos, vidros e metais. Os materiais devem estar limpos (livres de resíduos orgânicos, restos de comida). Depois, informe-se como participar do programa de coleta seletiva da sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário