segunda-feira, 7 de maio de 2012

Meio Ambiente

  O tempo seco está prejudicando cada vez mais a nossa saúde. Em volta do céu se forma uma nuvem cinzenta, não chove mas também não temos ar fresco.

     Precisamos mudar nossas atitudes, o pior que parece ser um assunto tão óbvio mas é perceptível que ainda ha grande necessidade de educação ambiental. Em pleno séc. 21 você anda nas ruas com a sombria aberta para se proteger do sol ainda é motivo de piada dos mal informados que ficam falando "é, acho que vai chover". Temos que nos proteger do sol por causa de nossas atitudes. Degradamos o meio ambiente e ele responde.

     É um absurdo nos dias de chuvas essas inundações devido a tanto lixo jogado pelas ruas, o pior que não só as crianças que jogam, são adolescentes e adultos. Muitos deixam de jogar o lixo na lixeira do seu lado para jogar no chão. Imagina a casa dessa pessoa como deve ser. Precisamos parar de jogar lixo nas ruas, não custa nada guardar para jogar na lixeira mais próxima ou até mesmo na lixeira que está do lado.

     Estamos provando do nosso próprio veneno e poucos estão atentos para isso. Problemas respiratórios, cancer de pele, queimaduras devido a exposição ao sol, tudo isso e muito mais é a natureza rebelando contra nossas atitudes. Temos que agir para nosso próprio bem. Hoje não custa nada, mas amanhã poderá custar muito caro, esse caro vai ferir não só nosso bolso mas, principalmente, a nossa saúde.

    Vamos deixar nosso carro na garagem e ir de carona com um amigo para trabalhar, vamos fechar mais nossas torneiras e reutilizar a água da roupa para lavar o terreiro, o passeio. Vamos reduzir o tempo debaixo do chuveiro; apagar a luz do ambiente que não tem ninguém; abrir as cortinas para a luz do sol entrar ao invés de acender a luz durante o dia. Vamos deixar de utilizar as sacolas de plástico para utilizar as sacolas recicláveis.

     Vamos aplicar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

     Muitos produtos que compramos, enlatados, por exemplo, é possível reutilizar para guardar mantimentos ou até mesmo para trabalhos artesanais. Vamos mudar nossa atitude. Poucas pessoas fazem pouca diferença mas muitas pessoas a natureza vai agradecer.

Um comentário:

  1. A utlização dos 3R's é fundamental na redução do lixo e na reutilização do material que será reciclável.

    ResponderExcluir